Emotions' Spot

sexta-feira, dezembro 11, 2009

Ignóbeis Trogloditas

Existem coisas que me incomodam. Mas que REALMENTE incomodam!

A má-formação ocupa um lugar especial no ranking de situações que conseguem afectar-me de forma extraordinariamente negativa. O tema é o seguinte: O comportamento social.

Não estou a falar de etiqueta Paula Bobone (para isso, creio que existem vários circos na cidade). Estou a falar de atitudes e posturas. Se historicamente se olha para o Homem e se analisa uma evolução natural do Homo Sapiens para os dias de hoje, socialmente, a história já é outra.

Começámos por comunicar por sons, desenhos e fomo-nos desenvolvendo num Homem racional e evoluído que constituiu uma sociedade (não obstante, as suas falhas), até que funcional. Afinal, o que é que entretanto correu mal? – Pergunto eu.

Vejo cavalheirismo e civismo como coisas em desuso. Chegámos a um ponto em que se estranha se se segurar a porta para alguém passar, se se ceder a passagem a uma pessoa, se se fizer um elogio educado… Finge-se que não se vê alguém que precise de ajuda, acelera-se com o carro e quase se atropela as pessoas, buzina-se e chamam-se nomes uns aos outros!

Depois, para além destes comportamentos relacionais, temos as atitudes individuais que conseguem chocar ainda mais que as primeiras. Questiono o que se passa pela cabeça de alguém para atirar o cigarro pela janela fora, para cuspir a pastilha elástica para o chão, para tentar passar à frente dos outros numa fila?... Possivelmente, não passa mesmo nada! Apenas vento!

Hoje vi, já pela segunda vez uma tipa (e após a tentativa de um discurso eloquente, este nome foi o único mais simpático que arranjei para não ter que lhe chamar outra coisa), no autocarro em que sentada no lugar paralelo ao meu, lembrou-se de por os pés em cima do banco da frente! Ora, aqui está aquela situação que me consegue incomodar particularmente. Para além da estupidez pura e crua e estar a sujar um banco onde diariamente se sentam pessoas, simplesmente não é bonito! Deu-me vontade de me sentar lá, pôr os meus pés em cima da gaja e dizer: “Já que vou sujar a minha roupa com o lindo serviço que estás aqui a fazer, ao menos retribuo o favor!”… Às vezes gostava de ser genuinamente louco.

Felizmente existem pessoas de todos os tipos, porque ao assistir a esta personagem, resta-me sempre a satisfação de saber que sempre existem pessoas que não são assim!

2 Comments:

  • Não posso deixar de concordar totalmente contigo. Também a mim me irrita profundamente esse tipo de comportamentos e, acabo por sentir vergonha de viver numa sociedade assim. Também já vi muitas mulheres que, enquanto esperam pelo barco, decidem fazer limpeza às suas malas. Como? Retirando papelinhos e cartões para o chão. Ou pior, para o rio ao saírem do cacilheiro.

    É por estas que nunca poderia ter uma pistola comigo, pois não pensaria duas vezes, lol.

    By Blogger rmixme, at 11:22 PM  

  • Há realmente hoje em dia uma mentalidade de "que se lixe o próximo" que se torna cada vez mais a norma.
    O trânsito é um exemplo flagrante. Para sair do estacionamento passam uns vinte carros até que alguém decida deixar-me passar. Metade da fila interminável que se forma de manhã quando vou para o trabalho poderia ser evitada se não houvessem quinhentos automobilistas que literalmente se atravessam no caminho dos outros, para tentar avançar míseros centímetros. Nessa mesma fila, não é raro o dia em que condutores trocam mimos entre si, apelidando os respectivos parentes próximos de epítetos pouco lisonjeiros, por dá cá aquela palha. Ou ainda, pessoas egocêntricas que pensam que apenas o seu tempo é importante e que possuem o direito absoluto de passar à frente e enfiar-se à má fila na dita, quando os outros tansos têm estado paciente e ordeiramente a fazer o seu caminho de volta a casa.
    Claro que, como dizes, existem muitos outros exemplos flagrantes de como muitas pessoas não estão minimamente interessadas num comportamento cívico e cortez. É pena, porque todos beneficiaríamos de um bocadinho mais de chá...

    P.S.- O chá não tem nada a ver com o circo, perdão, com a Paula Bobone.

    By Blogger Micronauta, at 9:53 AM  

Postar um comentário

<< Home