segunda-feira, abril 27, 2009
sábado, abril 18, 2009
Susan Boyle
No outro dia conheci Susan Boyle.
Este momento emocionou-me consideravelmente e fez-me pensar em muita coisa. Se no fundo podia ser apenas algo que vemos num vídeo do youtube, a verdade é que este momento foi mesmo real.
Por vezes, coisas extraordinárias acontecem a pessoas comuns. Num determinado momento de uma vida, uma pessoa entre milhões, é "escolhida" para brilhar perante o mundo. Porquê "escolhida" e não escolhida? Porque Susan Boyle, tem 47 anos, é desempregada e foi ela que decidiu, foi ela que se colocou perante milhares de pessoas e arriscou. Não foi um resultado do acaso.
Naquele específico instante, por convicção e por vontade sua, uma mulher despida de qualquer receio, criou por si mesma o momento que alterou por completo a sua vida e a transformou num sonho tornado realidade.
Muitas pessoas nascem com um talento extraordinário, outras sem talento nenhum. Mas a verdade é que isso não faz nada acontecer. O momento em que algo acontece é porque o primeiro pegou no seu talento e fez acontecer e o que não o tem, pode criar o engenho em si de saber fazer algo através de prática e esforço. O elemento comum é que ambos arriscaram naquilo que os faria sonhar. Não foram escolhidos pelo acaso, pelo destino de se tornarem em artistas, foi a combinação do seu talento ou trabalho com a oportunidade que prosseguiram e encontraram.
Resumindo, é preciso ter algo, depois é preciso lutar pela oportunidade e depois é preciso que ela surja... Esta última que já não depende apenas de nós.
Sinceramente não sei o que leva a que uns lutem e outros não. Coragem, talvez? Se assim for, os meus mais sinceros parabéns pelo impulso de cada cantor, pintor, actor, circense... Cada um que escolheu ser aquilo que queria, numa sociedade onde, infelizmente, raramente se encontra mérito no entretenimento.